Parecendo que saiu de um livro sobre história medieval, Lucerna (Suíça) é um destino encantador! Nesse post, você vai conhecer um pouco mais dessa cidade alpina: como chegar, onde ficar, o que fazer e outras dicas importantes para você planejar a sua viagem.

Charmosa e aconchegante, a cidade é realmente imperdível em uma viagem para a Suíça e certamente vai te surpreender (como me surpreendeu!) com suas paisagens de perder o fôlego e centro histórico tão bem conservado.

Portanto, se você pretende viajar para o país do fondue e do chocolate, não deixe de incluir Lucerna no seu roteiro. Está curioso para saber mais? Então vem comigo!

banner mapa suíça


Por que visitar Lucerna (Suíça)?

Lucerna (Suíça) fica na parte alemã do país e é cortada pelo Rio Reuss, que divide a cidade em duas partes: a cidade antiga e a cidade nova. Lindas pontes em madeira conectam as duas partes, então passear pelo centro histórico e encontrar diferentes ângulos para fotos não será um problema!

Em meio às montanhas dos Alpes Suíços e às margens do Lago Vierwaldstättersee (ou Lago Lucerna, como é popularmente conhecido), Lucerna certamente vai ganhar o seu coração, assim como ganhou o meu.

Suas paisagens naturais são um convite para atividades ao ar livre. A arquitetura e a história de Lucerna são um capítulo à parte, pois integram perfeitamente o novo e o velho.

E a gastronomia… Ah, a gastronomia da Suíça eu não preciso nem comentar que é de lamber os beiços, né? Se você for chocólatra então, Lucerna, na Suíça, é o paraíso na terra! Rsrs Acho que nunca comi tanto chocolate quanto lá. Isso sem falar nos queijos que também são deliciosos e dá vontade de trazer um monte para casa.

Por essas e outras razões que Lucerna (Suíça) precisa fazer parte do seu roteiro. E se você quiser saber dicas sobre hospedagem, pontos turísticos e como chegar em Lucerna, continue lendo =)


Como chegar em Lucerna (Suíça)?

Lucerna, fica mais ou menos na região central do país, entre Zurique e Berna. Devido a sua localização central, a cidade serve também como base para quem gosta de fazer as chamadas viagens bate-volta.

como chegar em lucerna
Fachada da estação de trem de Lucerna

Aliás, escolher uma cidade como base e realizar esse tipo de viagem bate-volta pode ser bem interessante durante seus dias na Suíça por alguns motivos:

    • primeiro por ser um país pequeno, então nada fica muito longe;
    • segundo porque as estradas são ótimas para dirigir, caso você esteja pensando em alugar um carro;
    • terceiro porque o transporte público por lá é muito eficiente e é pouquíssimo provável que te deixe na mão.

 

Como em Lucerna (Suíça), não existe aeroporto, só é possível chegar de carro ou de trem. Os aeroportos mais próximos estão em Zurique e Berna. Portanto, partindo desse princípio, vou explicar bem direitinho como chegar nesse paraíso saindo dessas duas cidades. Vamos lá?


Leia também: Onde ficar em Zurique: melhores bairros e hotéis para se hospedar


Como chegar em Lucerna saindo de Zurique

Se você aterrissou em Zurique, quer dizer que você está a apenas 52km de distância de Lucerna. E existem duas opções para chegar até lá. Dá para alugar um carro (eu sempre uso e recomendo o site RentCars) e seguir pela rodovia ou ir de trem.

igrejas de zurique
O skyline do centro de Zurique é marcado pelas torres das igrejas, que são parte importante da história da cidade.

O trajeto de carro mais rápido, com duração de 43 minutos até Lucerna, tem passagem por mais pedágios. Já o outro caminho leva aproximadamente 1h20, mas não tem pedágios.

Independentemente do trajeto escolhido, fique tranquilo, pois como já disse, as estradas na Suíça são muito boas e bem sinalizadas. Não deixe de ter o seu GPS ao lado para te orientar, pois sempre demora um pouquinho pra gente se acostumar a dirigir em um país diferente, né?


#DicaDaGaia: eu sempre uso em minhas viagens para a Europa o chip internacional da YesBrasil. A cobertura é multipaíses, o que significa que funciona em todo o continente europeu e o 3G e 4G são realmente incríveis. 

Estar conectado durante uma viagem faz toda a diferença! Além de poder usar os apps de mapa para me locomover entre os destinos, consigo pesquisar restaurantes legais nas redondezas, horário de funcionamento dos pontos turísticos, etc.

Clique para conferir os pacotes disponíveis para a Europa.


A segunda opção, para quem não quer ou não pode alugar um carro, é ir de trem. Não é preciso fazer nenhum tipo de baldeação, pois a linha é direta e existe inclusive a possibilidade de se pegar o trem dentro do terminal do aeroporto. Super prático, né?

A viagem de trem até Lucerna dura cerca de 1h10 e conta com apenas 6 paradas.

Como chegar em Lucerna saindo de Berna

Já Berna fica um pouco mais distante de Lucerna do que Zurique, são cerca de 125km de carro até lá. Pela estrada, você levará mais ou menos 1h30 até Lucerna, em uma rota que contém pedágios.

Já de trem, a viagem dura cerca de 1h e são apenas 3 paradas até o seu destino final, em Lucerna. Vale lembrar que os trens saem de hora em hora do terminal.

zurique ou berna?
A capital da Suíça, Berna, é outro destino imperdível e super charmoso!

Pensando em facilitar o planejamento da sua viagem, fizemos um mapa personalizado da Suíça.

São mais de 300 marcações de lugares que você vai ter acesso com poucos cliques: lugares instagramáveis para fazer fotos, não só em Lucerna, mas em cada canto incrível na Suíça, os melhores cafés e restaurantes, cidades próximas para fazer um bate-volta, ótimas opções de hotéis, super bem localizados, dicas de estações de ski e passeios nas montanhas, os melhores museus e monumentos históricos.

Tudo isso e muito mais por R$49 na palma da sua mão. Ficou interessado? Dá uma olhadinha aqui nesse link


Qual é a melhor época para visitar Lucerna (Suíça)?

Sinceramente, não existe uma época melhor para se viajar para Lucerna. Tudo vai depender do seu objetivo de viagem.

  • O inverno europeu pode ser bem rigoroso e a temperatura em Lucerna pode se manter bem abaixo de 0°C.
  • Já o verão é a época em que a cidade recebe mais turistas, sendo considerada a alta temporada.
  • O outono pode ser uma ótima estação para visitá-la, pois a paisagem fica linda com as cores da estação. Outra coisa sobre o outono em Lucerna (Suíça) é que como ele é considerado baixa temporada, os preços são melhores e você ainda consegue fazer atividades tanto de verão quanto de inverno.
  • Enquanto na primavera, Lucerna muda de cara. As flores espalhadas por todo o lugar deixam tudo mais bonito e charmoso. Tenho certeza de que as fotos vão ficar sensacionais!
cidade antiga de lucerna
A Ponte da Capela fica toda florida durante a primavera e o verão!

Vou explicar mais detalhadamente sobre os principais picos de visitas que Lucerna recebe anualmente:

Lucerna no Inverno

Para os amantes dos esportes de inverno como ski e snowboard, Lucerna (Suíça) é uma ótima opção. As montanhas ao redor da cidade ficam repletas de atletas e praticantes amadores dos esportes!

Além disso, as montanhas cobertas de neves e as temperaturas baixíssimas são sinônimo de chocolate quente e fondue à beira da lareira. E você já sabe que o chocolate suíço é o melhor, não é? Então não deixe de experimentar, pois você não vai se arrepender.

Lucerna no Verão

Acho que o verão é a estação do ano favorita dos suíços, pois nessa época os dias são mais longos e mais quentes. Não que isso signifique que é quente para nós brasileiros, pois as temperaturas em Lucerna nessa época, variam entre 12°C e 24°C.

Essa época é um convite para conhecer alguns pontos turísticos de Lucerna e fazer alguns passeios específicos, como um passeio de barco no lago, fazer trilhas, ou então passeios de bicicleta pela cidade e arredores!

Clique aqui para saber mais informações sobre o passeio!


Onde ficar em Lucerna (Suíça)?

A rede hoteleira de Lucerna é realmente maravilhosa. E minha dica é que você busque hotéis que ficam na região central ou mais próximos do Lago Lucerna, pois assim você conseguirá se locomover para a maioria dos lugares a pé, sem gastar com transporte público.

Separei três opções de hotéis super bem avaliados pelos viajantes e que considero serem as melhores opções de hospedagem em Lucerna:

  • Barabas Luzern (classificação 8,2) – Esse hotel fica bem próximo dos principais pontos turísticos de Lucerna (Suíça) e possui quartos simples, porém aconchegantes. O mais curioso é que o Barabas Luzerna já foi uma prisão! Mesmo com a reforma para o transformar em um hotel, os donos procuraram manter alguns traços da história do lugar.
  • Hotel de la Paix (classificação 8,2) – Também no centro de Lucerna (Suíça), porém com preços um pouco mais caros, esse hotel está perto dos principais pontos turísticos de Lucerna e conta com quartos bem confortáveis.
  • Hotel Felmis (classificação 8,7) – Se você busca um valor mais em conta e mais tranquilidade, este hotel é a solução. Ele se encontra a 4km do centro de Lucerna, mas oferece esse ambiente um pouquinho afastado da muvuca, além de quartos muito confortáveis.

Para saber mais sobre hospedagem na cidade, confira este post:

Onde ficar em Lucerna: melhores bairros e hotéis


centro histórico de lucerna, na suíça
O Centro Histórico de Lucerna é ideal para quem visita a cidade pela primeira vez.

Onde ficar: Lucerna ou Interlaken?

Eu já comentei que devido à sua localização central, Lucerna (Suíça) serve de base para viagens bate-volta para diversas cidades da região. Interlaken é uma dessas cidades que podemos conhecer em uma viagem de bate-volta, se hospedando em Lucerna. São apenas 67km separando as duas cidades e você pode ir de carro ou de trem.

Pelo fato de estar mais perto do aeroporto de Zurique e possuir trens diretos, minha sugestão é que você fique em Lucerna (Suíça), porém, se você está à procura de mais tranquilidade e uma cidade um pouco menor, opte por Interlaken.

interlaken suiça
O centrinho de Interlaken é um charme!

Onde ficar: Lucerna ou Berna?

Berna é uma cidade grande, porém fica mais afastada dessas cidades dos Alpes para fazer bate-volta. Não que não seja possível, no entanto você terá que percorrer distâncias de mais de 100km para ir e para voltar.

Com isso, se você prefere o agito da cidade grande e não se importa em percorrer distâncias maiores para conhecer cidades, ficar em Berna é uma boa. Mas Lucerna é tão charmosa e tão perto de tudo, que nem dá vontade de ficar em outro lugar.

Dito isto, se você puder separar 3 noites para cada uma das cidades acima mencionadas, acredito que você conhecerá tudo com muito mais tranquilidade.


O que fazer em Lucerna (Suíça)?

Apesar de ser uma cidade pequena, Lucerna (Suíça) possui muitos pontos de interesse. E se você está curioso para saber o que fazer em Lucerna, vem comigo que eu separei umas atrações imperdíveis!

1. Altstadt

Conhecida como Cidade Antiga, esse bairro da cidade é repleto de construções históricas, como a Muralha Medieval, as Igrejas Jesuítas e a Antiga Prefeitura. Prepare-se para andar bastante por suas ruas estreitas para observar as construções, que são um charme à parte, e vão render muitas fotos.

centro histórico de lucerna
O centro histórico de Lucerna tem diversas programações culturais durante o verão, como o festival de canto que estava rolando durante minha visita.

Para conhecer tudo com muito mais riqueza em detalhes, por que não fazer um tour guiado pela cidade velha por apenas 20 euros? Vale a pena conferir!

 2. Ponte da Capela

Ainda na Cidade Antiga, encontra-se a Kapellbrücke (foto de capa!). E ela merece destaque nesta lista por ser o principal cartão postal de Lucerna! Construída no século XIV, ela é a ponte coberta mais antiga de toda a Europa.

Feita em madeira, a Ponte da Capela fica repleta de flores durante a primavera e o verão! Eu mesma perdi as contas de quantas fotos tirei nela de tão bonita que a ponte é. Resumindo, é parada obrigatória para quem viaja para Lucerna, na Suíça!

mala de aventuras na suíça
As margens do Rio Reuss são uma delícia para um passeio sem pressa em Lucerna.

3. Tomar um café em um dos restaurantes às margens do Rio Reuss

Há uma grande variedade de restaurantes e cafés às margens do Rio Reuss, bem no centrinho de Lucerna. Durante o verão, escolha uma mesinha ao ar livre para curtir o visual. Durante o inverno, mantenha-se aquecido e coma super bem!

Para almoçar, recomendo o restaurante Pfistern. Já para um café da tarde, o Café Mill’Feuille é imperdível! Eu simplesmente AMEI o apfelstrudel deles.

4. KKL (Centro Cultural)

Contrastando com a arquitetura medieval e histórica de Lucerna (Suíça), o KKL é um centro cultural moderníssimo com uma arquitetura super interessante. Se você tiver mais tempo na cidade, uma boa pedida é assistir a um concerto de música ou teatro por lá!

KKL Lucerna
O centro cultural KKL é super moderno e é um contraste interessante com os prédios históricos em suas redondezas.

5. Museu do Transporte Suíço

Esse museu super interativo é um passeio bem legal para fazer com crianças! Há diversos atrativos legais mesmo para os adultos, como simuladores de voo de avião ou helicóptero!

Separe ao menos uma tarde para conhecer as mais diversas aeronaves e máquinas voadoras históricas, locomotivas, entre outros! Dica: garanta seu ingresso com andecedência.

6. Passeio de barco no Lago de Lucerna

Esse é definitivamente um passeio imperdível em Lucerna! Ao fazer um passeio de barco pelo Lago Lucerna, você ganha uma visão privilegiada da cidade e das montanhas. A região é belíssima e rende fotos incríveis.

Clique para saber mais sobre essa excursão de 1h pelo Lago Lucerna.

Passeio imperdível em Lucerna: cruzeiro pelo Lago Lucerna!

7. Subida ao Monte Pilatus

Uma das montanhas mais famosas da região, Monte Pilatus é cercada por lendas e mitos. Dizem que dragões com poderes mágicos habitavam uma das cavernas de seu topo.

Para chegar lá e conferir com seus próprios olhos se existem esses seres que habitam a nossa fantasia (rsrs), você pode pegar um trem que passa por uma ferrovia considerada a mais inclinada do mundo!

Dica: durante o verão, é possível combinar este passeio com um cruzeiro de 1 hora pelo Lago Lucerna. Confira mais informações aqui!

8. Passeio à Montanha Rigi

Rigi não é das montanhas mais altas da região, mas certamente oferece uma das vistas panorâmicas mais bonitas dos Alpes Suíços. Além disso, este é um passeio super completo, pois combina um cruzeiro pelo Lago Lucerna com a subida de trem até o topo da montanha.

E uma boa notícia para quem pretende adquirir o Swiss Pass é que este passeio está incluído no passe. Contudo, é possível adquirir este passeio de forma independente também. Clique aqui para saber mais.

mirante lago lucerna
Observar o Lago Lucerna de cima é realmente incrível! Olha só que visual!

9. Vôo de parapente

Para os mais radicais, que tal observar o lago e os Alpes Suíços do alto? Um dos passeios mais legais em Lucerna para quem curte aventura é fazer um vôo de parapente com um piloto experiente para deixar a adrenalina rolar nas veias! Clique aqui para saber mais informações sobre o passeio!


#DicaDaGaia: se você quiser planejar sua viagem de forma prática, ágil e fácil, você pode adquirir o mapa personalizado da Suíça.

Reunimos informações como: os melhores lugares para comer, melhores hotéis, as cidadezinhas mais interessantes além de Lucerna, spots para tirar fotos, passeios incríveis, rotas de carro, pistas de esqui… É só baixar antes da sua viagem ne acessar quando quiser e onde estiver!


Lucerna (Suíça): dicas extras para você planejar a sua viagem

Antes de me despedir, tenho algumas dicas realmente importantes para você que está planejando conhecer Lucerna (Suíça). Agora que você já sabe como chegar, onde ficar e o que fazer, aqui vão alguns detalhes que podem fazer toda a diferença no seu planejamento de viagem.

Swiss Pass

Não sei se você sabe, mas para dirigir em outro país é preciso que você tenha a permissão internacional, que nada mais é do que uma espécie de tradução da sua carteira de motorista, aqui do Brasil.

Caso você não tenha carteira de habilitação ou não tenha a permissão internacional para dirigir (PID) pelo país, uma alternativa é adquirir o Swiss Pass para sua viagem para Lucerna (Suíça).

Ele é uma espécie de bilhete único que permite utilizar todos os meios de transporte público da Suíça, inclusive os cruzeiros pelos rios. Além disso, com ele você consegue desconto em diversas atrações.

Você pode adquirir o seu Swiss Pass pela internet, pelo próprio site da Swiss-Travel-Pass e colocar créditos sempre que precisar. Assim você evita andar com um monte de bilhetes na bolsa, o que é muito mais prático, né?

Clique aqui para saber mais informações sobre o Swiss Pass!!

Chip internacional Europa

Hoje em dia é praticamente impossível viajar conectado, não é mesmo? Ficar incomunicável durante dias ou semanas fora, sem poder se atualizar nas redes sociais ou checar seus mapas e aplicativos de viagem não dá. E convenhamos que ficar caçando lugares em busca de wi-fi é muito chato e nada prático.

chip internacional américa do sul
Com um chip de internet, você não ficará desatualizado de nada!

A fim de evitar esses desconfortos, a gente não sai de casa para viajar sem um chip internacional. E nesse quesito a Yes Brasil é a empresa que usamos e indicamos porque o chip deles é realmente muito bom!


O melhor é que você compra seu chip internacional Europa aqui mesmo no Brasil pela internet, recebe na sua casa e viaja sem correr riscos com relação à falta de comunicação.

Seguro viagem internacional

A última dica, mas não menos importante, é com relação ao seguro viagem internacional. Caso você não saiba, não se pode entrar na Suíça e nem no resto da Europa sem um seguro viagem Europa. Ele serve para cobrir despesas médicas e outros imprevistos com relação a bagagens, documentos e afins.

Toda vez que viajamos, sempre procuramos a melhor cotação de seguro viagem internacional no site da Seguros Promo. Lá você simplifica sua busca, sem precisar ir em diversos sites de seguradoras e, de quebra, ainda garante o melhor preço.

A gente usa tanto esse site que conseguimos até um código de desconto para nossos leitores. É só inserir esse código MALADEAVENTURAS na hora de contratar seu seguro na Seguros Promo para garantir 5% de desconto no valor final da sua compra. Muito bom, não é?

Clique aqui para fazer a sua cotação.


Pronto para embarcar para Lucerna (Suíça)?

Espero ter ajudado a montar seu roteiro de viagem e que você tenha gostado das dicas para Lucerna (Suíça). E se ficou qualquer dúvida, é só deixar um comentário =)

Tenho certeza de que assim como eu, você vai amar essa cidade! Boa viagem!


Continue planejando sua viagem pela Suíça:

Onde ficar em Lucerna: melhores bairros e hotéis

Interlaken (Suíça): tudo sobre a cidade mais famosa dos Alpes

O que fazer em Zurique: 13 passeios incríveis na cidade mais cosmopolita da Suíça


 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *